

Cultura além das fronteiras
Diplomata por natureza, Jesus Chediak tinha talento especial para derrubar muros e construir pontes entre as mais diversas culturas de diferentes povos do mundo. Conseguia se comunicar facilmente com todos, mas tinha especial predileção pelas experiências progressistas na América Latina, como a do Uruguai de Pepe Mujica, e por países que passaram por revoluções como a antiga União Soviética, China e Cuba.



Com Camilo Guevara
Uma das grandes trocas culturais de Jesus Chediak foi com Cuba. E ele fez muitos amigos cubanos, incluindo Camilo Guevara, filho do Che. Nos anos 90, quando Jesus era o superintendente de cultura da Fundação Petrópolis de Cultura, Esporte e Lazer, promoveu, através da câmara de vereadores da cidade imperial, uma condecoração a Camilo.

Casa Cuba Brasil
As relações de Jesus com Cuba foram profícuas. Seu reconhecido trabalho junto à Casa Cuba-Brasil é prova disso.
Jesus recebe Mujica na ABI
Em 2015, em solenidade realizada na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (FEDERASUR) concedeu prêmio de personalidade do ano ao ex-presidente uruguaio Pepe Mujica. Jesus Chediak, então diretor de cultura da ABI, fez as honras da casa, como mostra o vídeo,