


Cinema
Jesus Chediak sonhava com um cinema a serviço da paz e da liberdade. Atuou em diversos filmes, nos quais interpretou desde o pai do índio Ubirajara a personagens históricos como Tiradentes. Mas foi através do filme Parto para liberdade, único que dirigiu, que Jesus conseguiu transmitir toda sua visão de mundo.

Parto para liberdade
Documentário sobre a vida de Pedro Aleixo, dirigido por Jesus Chediak.


A lenda de Ubirajara
Em 1975, Jesus Chediak atuou no filme “A lenda de Ubirajara”, dirigido por André Luiz Oliveira, fazendo o papel do pai do personagem-título. Jesus foi também o coordenador de produção da obra cinematográfica.

Jesus Chediak vestido a caráter para interpretar, o pai do Ubirajara.

Na foto, Jesus aparece, no canto direito, magrinho, de calça boca de sino, gestos largos, no set de filmagem de “A lenda de Ubirajara”. Após as filmagens, Jesus continuou por alguns meses na região do Araguaia vivendo em tribo indígena com os Xavante.

Cena do filme Ladrões de Cinema com o Jesus interpretando Tiradentes.
Ladrões de cinema
Em 1977, Jesus Chediak atuou como Tiradentes no filme “Ladrões de cinema”.
Outros filmes



Os viciados, Banana mecânica e As borboletas também amam
As três imagens apresentam obras cinematográficas das quais Jesus Chediak participou. A primeira retrata "Os viciados", rodado em 1968, dirigido por Braz Chediak, no qual Jesus interpretava um repórter. A segunda se refere ao filme "Banana mecânica", de 1974, também dirigido por Braz e produzido por Carlos Imperial. Nestes dois primeiros, Jesus integrou a equipe de roteiristas. A terceira é o cartaz do filme "As borboletas também amam", de 1979, dirigido por J.B. Tanko. Neste último, Jesus fez parte do elenco.