

Amigos e parceiros
Jesus Chediak valorizava tanto as relações afetivas que escreveu na parte de trás de seu laptop a famosa frase de Vinícius de Moraes: “É impossível ser feliz sozinho”. E Jesus tinha, de fato, muitas semelhanças com Vinícius. Ambos gostavam muito de transformar amigos em parceiros de trabalho e vice-versa. Pela quantidade, qualidade e diversidade de seus amigos, quando se fala em uma pessoa “bem relacionada”, pode-se facilmente pensar em Jesus Chediak.


Com Alexandre Farah
Alexandre Farah é descendente de libaneses, como Jesus Chediak. Encontravam-se com frequência no Consulado do Líbano, onde foi tirada essa foto. Foram também companheiros de militância política.

Com o elenco do filme Ladrões de Cinema
Jesus Chediak, Antônio Pitanga e Milton Gonçalves, que, em 1977, integraram o elenco do filme Ladrões de Cinema, reencontraram-se em 2012 para uma exibição do filme na sessão Corsário do Cineclube de Filmes Brasileiros em 35mm.

Com Aruanã Cavaleiro
Aruanã Cavaleiro foi editor do filme Parto para a Liberdade – Uma breve história de Pedro Aleixo, dirigido por Jesus Chediak.

Com Noilton Nunes
O cineasta Noilton Nunes, amigo e parceiro de Jesus.

Encontro de cineastas
Jesus Chediak ao lado do cineasta Noilton Nunes, de Paulo Gomes e Carlos Fayal. Paulo, diretor da TV Comunitária do Rio, definiu esta reunião, realizada em Copacabana/RJ, como um “encontro com cineastas, debatendo e discutindo os rumos do cinema e dos documentários nacionais, especialmente os filmes de temática de resistência e de memória das lutas populares. Cinema alternativo ao cinema hegemônico-capitalista”.

Na casa de Zora Motta e Carlos Fayal
A casa de Zora Motta e Carlos Fayal foi palco de muitos encontros culturais. Neste, vemos, além do casal e de Jesus Chediak, o cineasta Noilton Nunes e o músico Sérgio Ricardo.

Com Lessa e Darc
Também falecido de Covid em 2020, Carlos Lessa foi grande amigo e parceiro de Jesus Chediak. Na imagem, Jesus aparece de camisa vermelha ao lado de Lessa. No canto direito da foto, vemos Darc da Costa.

Com o Chico
Martinho da Vila cantou que já teve mulheres “de todas as cores, de várias idades, de muitos amores”. Assim eram os amigos de Jesus Chediak. Na foto, ele aparece com o Chico, que trabalhou como seu motorista em Caxias.

Prestigiando a amiga Cláudia Furiatti
Lançamento de livro sobre Fidel Castro, de Cláudia Furiatti, em dezembro de 2002. Jesus foi com sua esposa Glorinha para prestigiar a amiga de ambos.

Com a jovem amiga Dani Santana
Se havia uma coisa de que Jesus Chediak gostava era de estar perto da juventude. Nesse sentido, fez inúmeros amigos que poderiam ser seus filhos e netos, deixando, assim, um batalhão de herdeiros de seus ensinamentos. Uma dessas amigas foi a jovem Dani Santana, que conheceu Jesus em Caxias e hoje mora na Argentina.

Com Fernanda Cunha
Com a cantora Fernanda Cunha, amiga e parceira.

Com Francisco Azevedo
Com o escritor Francisco Azevedo, que Jesus já conhecia desde os anos 90 e reencontrou na segunda década dos anos 2000, nos encontros do projeto Filosofia na Praia.

Filosofando na praia
Filosofia na Praia é um projeto idealizado pelo embaixador Jerônimo Moscardo. Na foto, Jesus aparece vestido a caráter entre o embaixador e o juiz Siro Darlan.

Com Francisco Olivar
Apaixonado por literatura, Jesus teve como grande amigo e parceiro um livreiro: o Francisco Olivar. Juntos promoveram vários eventos com doações de livros.

Com sua amiga Márcia
Amor foi a palavra que norteou toda a vida de Jesus Chediak. Na foto, ele aparece com sua amiga Márcia, com quem trabalhou quando foi curador da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio.

Com Ítala Nandi
Com Ítala Nandi, amiga e parceira.

Na ABI com amigos

Com o jornalista Milton Coelho da Graça
Na ABI, com os amigos Ivan Cavalcanti Proença, acompanhado de sua esposa Ísis, e Paulo Jerônimo, o Pagê, atual presidente da Casa.
Na ABI, Jesus fez inúmeros amigos. Um deles foi o jornalista Milton Coelho da Graça, falecido em 2021.

Com cineasta Silvio Tendler
O cineasta Silvio Tendler, felicíssimo, ao ser beijado pelos amigos/parceiros Jesus e Noilton.

Em sua casa
Reunião de amigos na casa de Jesus Chediak. Da esquerda para a direita, é possível identificar: Milton Coelho da Graça, Fernanda Cunha, Ana Rocha, Cláudia Furiatti, Glória Chediak (esposa de Jesus) e Noilton Nunes. Agachadas, Isabella Thiago de Melo e Angela Valério. A comida, uma paeja, preparada por Jesus, devia estar deliciosa.

Com Cecília Costa
Jesus com um Jornal da ABI debaixo do braço ao lado Cecília Costa, viúva do acadêmico Ivan Junqueira da ABL. Com Cecília, Jesus desenvolveu projetos na área de literatura, um deles voltado para a Academia Brasileira de Letras.

Com o cineasta Luiz Carlos Barreto
Amigo e parceiro de Jesus Chediak, o cineasta Luiz Carlos Barreto, conhecido como Barretão, aparece na foto de paletó com seus netos ao lado. Também na foto, de camisa salmão, Paulo Jerônimo, o Pagê, atual presidente da ABI, onde foi tirada a foto.

Com Nelson Sargento

Com Ricardo Cravo Albin
Nelson Sargento, já falecido, foi um dos muitos amigos que Jesus fez no mundo do samba.
Ricardo Cravo Albin costumava prestigiar os eventos do amigo Jesus Chediak na Casa França Brasil, além de terem sido parceiros no projeto "Filosofia na praia"

Com Maria Araújo

Com o casal Maria Araújo e Manoel
Foto tirada no dia da entrega da medalha Chiquinha Gonzaga à Maria Araújo. Na imagem, ela aparece entre Jesus e seu marido Manoel Ruy da Silva, o qual tinha grande admiração por Jesus e por sua esposa Glória Chediak. Manoel também faleceu, vítima de um enfarte no dia 03/01/2021.
Com a amiga Maria Araújo, de quem Jesus foi parceiro na época em que foi diretor da Casa França Brasil.

Com o cartunista Ziraldo

No atêlie de Ziraldo
O cartunista Ziraldo foi amigo e parceiro de Jesus para toda hora, incluindo divertidas rodas de pôquer. Na foto, além dos dois, aparecem Maninho e Silvio Teixeira.
Jesus e Ziraldo no ateliê do cartunista. Foto: Marcos Pacheco.

Com a jornalista Ana Helena Tavares
Foi no aniversário de Silvio Tendler, no Museu de Arte Moderna (MAM), em 12 de março de 2020, que Jesus Chediak foi visto pela última vez num evento público. Aliás, aquele evento foi, para muita gente, o último antes da pandemia. “O baile da Ilha Fiscal”, como definiu Silvio. Na foto, Jesus aparece ao lado da jornalista Ana Helena Tavares, sua amiga, parceira, biógrafa e curadora desta exposição. Na outra extremidade, a jornalista Andrea Penna, diretora de jornalismo da ABI. Foto: Martha Twice.


